Buscar
  • Claudio Bertolino

O COVID-19 não nos parou totalmente

Atualizado: Abr 12

O que estamos vivendo, a imensa maioria dessa geração de populações de todo o mundo jamais experimentou; um período assim, de simultâneo isolamento social e imobilidade, imposto pelo coronavírus.


Há duas semanas e parece que outras virão, a ordem é o afastamento de todos, não sair de casa e adotar algumas medidas preventivas. Temos agora tempo de sobra para maiores interações familiares e muitas outras coisas, mas muito das nossas atividades e rotinas simplesmente sumiram repentinamente, e a escassez de movimento apareceu com tudo.


O home office que sofria resistência sem uma boa explicação em algumas áreas laborais, agora foi a solução da lavoura e muitos profissionais da atividade física parcialmente também dele se valeram, adaptando e aplicando suas aulas no modelo de ensino à distância por vídeo conferências ou por outros meios.


O Clube ainda sem experiência num modelo em grupo à distância, rapidamente adotou o seu sistema, o chamou de “Treino em Casa” e depois com uma ajuda profissional o aprimorou, atingindo um ponto onde conseguimos passar um conteúdo variado de atividades várias vezes por semana, com uma ótima qualidade de transmissão de dados de imagem e som, com a aplicação de exercícios gerais e especiais atingindo nossa expectativa e objetivo, e ainda conseguindo manter certo nível motivacional dos participantes.



Imagens de uma de nossas aulas do “Treino em Casa”


Nesse isolamento geral com distanciamento dos locais propícios aos treinos e nos processos específicos de treinamento como é no caso da corrida, ficamos com um ambiente restrito onde é certo ter havido alguma perda, mas pudemos manter capacidades físicas como a resistência de força e algum condicionamento cardiorrespiratório.


A principal recomendação individual quanto aos cuidados orgânicos para enfrentar a pandemia, é investir no sistema imunológico, que fará o resto, preparando suas defesas para um eventual ataque do vírus, e a manutenção da atividade física é um desses pilares, então se por um lado, com tudo o que pudermos aplicar em casa não atingirmos o nível ótimo para a nossa atividade, ainda teremos em termos de imunidade o ideal para a nossa segurança, e se o panorama nos mostrou que no momento não dá pra ter tudo, também não precisamos ficar com nada, não é mesmo?...


Dada e extensão do problema, e necessidade de múltiplas ações e a importância de todos os que atuam na área da saúde, a esfera federal pelo Ministério da Saúde convocou de maneira facultativa, para cadastramento, capacitação e de caráter instrumental e consultivo nas ações de enfrentamento, também os profissionais da Educação Física, o que não nos coloca na linha de frente, mas evidencia a importância da nossa classe.


Agradecimento

Fernando Ribeiro Filmes

Instagram | @fernandoribeirofilmes

https://www.facebook.com/FernandoRibeiroFilmes


0 visualização

© 2016 by Clube da Corrida       >>>>   Siga:

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon