Buscar
  • Claudio Bertolino

A Turma que Corre Cedo


São 5 da manhã, toca o despertador dos Corredores dessa e de outras turmas, e pela madrugada irão os que não escolheram, mas têm esse horário como único, e os que enxergam no dia ainda escuro a melhor opção na sua agenda para os treinos.


Parte da turma Clube da Corrida que treina as 6h00











O que já não era fácil, o treino em si, para muitos carrega uma dificuldade a mais nessa faixa de horário: a de fazer o organismo aceitar o movimento quando teoricamente deveria estar em repouso, é quando o ciclo do descanso, pertencente ao período noturno foi invadido pelo ciclo de atividade, referente ao período diurno, e é assim que outros tantos nem se metem com esse horário para os treinos; simplesmente porque não funcionam na madrugada.


Nos termos ideais, existem dois horários de maior prontidão orgânica para o exercício físico, que de modo geral coloca em primeiro, o do período vespertino, as 17h00, e em segundo, no período matutino, as 9h00. Também no campo cognitivo existem os melhores horários para o maior rendimento, e não sem fundamento as aulas das crianças britânicas iniciam as 9h00, com estudos apontando para as 10h00, para além do meio da manhã, como ainda melhor.


Um ponto forte para a turma que treina cedo é que esse horário não tem concorrência na agenda, pois, seguramente não haverá outros compromissos a sabotar os treinos, que após concluídos geram a sensação de um importante dever cumprido.

Treinar bem cedo não afeta os outros compromissos diários nem mesmo daqueles com a agenda cheia, e ainda promove uma disposição extra para encará-los.


O trânsito pelas vias é bem fraco até nas metrópoles, e praticamente inexistente em quase todas as localidades, caminho com menor poluição sonora e do ar, livre e mais seguro àqueles que o percorrem bem cedo.


A temperatura é a mais amena, variável que ganha importância, sobretudo no verão das regiões quentes.


Então, parece também haver muitos pontos positivos a favor dessa, de muitas outras turmas e de solitários atletas da madrugada, que com atitude e coragem transformam dificuldades em verdadeiras chances de colocarem a prática da corrida em sua rotina...esses que, antes mesmo do treino já estão de parabéns!


Depoimentos de Quem Madruga pra Correr

Quando fui convidada para esse grupo, sem o hábito tão matutino assim achei que fosse para as 6 da tarde...O que?...6 da manhã?

Depois percebi que, nesse horário o maior desafio é sair da cama, mas depois fica fácil. Não tem imprevisto, nem convite pra happy hour, não tem reunião, não tem trânsito...não tem desculpa!

E ver o sol nascer no lago não tem preço, cada dia é um espetáculo diferente.

Lecy Oliveira


Se propor a treinar cedo significa acordar as 5h00, o que exige de você muitas mudanças. Aquela série na TV que te segurava até altas horas, a saideira na sexta-feira, o frio e a cama quentinha que te convidam a esticar o sono; tudo isso vai te sabotar e fazer desistir de tudo. Por isso acredito que devemos fazer essas mudanças devagar, respeitando seu estilo de vida, seu organismo e saúde.

Ângela Ferraz

Madrugar só depende de nós, é pura força de vontade. Não temos imprevistos nesse horário e só assim tenho um tempo pra mim, porque mais tarde tem o trabalho e a noite tem a casa, marido e filho; não é fácil, mas vale a pena.

Carol Bellini


Treinar pela manhã evita as faltas por compromissos de trabalho e me deixa com mais disposição para as atividades do dia.

Vera Moure


Cada um tem um horário em que funciona melhor. O meu é de manhã, me sinto energizada e bem disposta. Já a noite, percebi que demorava mais para dormir e tinha o sono mais agitado. Também tem a questão do ritmo da casa, com filho pequeno, as tarefas no fim da tarde iniciam quando ele chega da escola.

Andréa Ferraz

60 visualizações

© 2016 by Clube da Corrida       >>>>   Siga:

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon