Fitwalk

Apresentação |  Técnica | Benefícios | Quem e Onde Praticar | Estudo de Caso
Apresentação

É uma nova proposta de atividade aeróbia. Tem um movimento parecido ao da Marcha Atlética, prova olímpica do atletismo, mas com alguns detalhes peculiares que fazem dela uma caminhada técnica não competitiva, de movimentos amplos, de velocidade intermediária entre a caminhada ordinária e a marcha, direcionada à saúde, e de fácil execução.

Técnica

A base técnica da Fitwalk está no padrão de movimento da marcha atlética, sendo ambas as disciplinas derivadas da caminhada ordinária, o movimento mais natural do ser humano. Sem caráter competitivo, não está condicionada às rígidas regras como a marcha.

Descrição dos Movimentos Primários

Pernas e pés desenvolvem os movimentos primários. A melhor dinâmica e velocidade de deslocamento provêm da ação vigorosa do tríceps sural (músculo da panturrilha), que propicia não só o aumento da velocidade do passo, mas também da amplitude do mesmo. Não necessita da completa extensão do joelho no momento do contato com o solo, fato que em relação à marcha, incorre em 2 fatores importantes:

a) minimiza as solicitações mecânicas nas articulações do tornozelo, joelho, quadril e coluna vertebral,

b) diminui os movimentos rotacionais dos quadris.

Por força da postura do tronco, o pé (em dorsiflexão de 90º) aborda o solo com o calcanhar; na seqüência a planta toda realiza o contato, para então finalizá-lo com a fase da propulsão pela ponta do dedo, executando o pé, um verdadeiro rolamento.  

Descrição dos Movimentos Secundários

Os braços, em movimento ântero-posterior, são mantidos flexionados a 90º. Quando o braço é movido à frente, a mão não ultrapassa a altura do peito; quando posterioriza, o cotovelo alcançará a maior altura possível. O tronco, ereto, rotaciona discreta e inversamente ao quadril, e a cabeça mantém-se na posição natural, onde a linha do queixo estará paralela ao solo.

Benefícios

No grupo das atividades aeróbias direcionadas à saúde, aquelas que se utilizam  predominantemente da gordura corporal como fonte de energia, a Fitwalk destaca-se por sua eficácia, além de provocar pouca interferência negativa no sistema músculoesquelético do praticante por tratar-se de uma atividade de relativo baixo impacto, constituindo-se numa ótima opção também para pessoas com sobrepeso, gestantes e idosos.

 

Através das respostas fisiológicas conhecidas, o sistema cardiovascular, e por extensão as funções orgânicas, são protegidos pela atividade aeróbia, que atua no combate às doenças crônico-degenerativas desenvolvidas pelo sedentarismo: - obesidade, hipertensão, diabetes, hipercolesterolemia, dislipidemia, osteoporose e coronariopatias.

 

No campo preferencial, a caminhada é a atividade de maior aceitação e menor desistência dos indivíduos fisicamente ativos.

Quem e Onde Praticar

A Fitwalk não tem restrições à sua prática quanto a sexo e idade, e no aspecto ortopédico ou orgânico, somente severas limitações podem contra indicá-la.

Esta atividade pode ser desenvolvida individualmente ou em grupo, ora favorecendo a introspecção, ora a socialização. Os locais para a sua prática podem ser diversos, tais como: parques e praças, estradas, calçadões, pistas de atletismo, mini circuitos de clube, condomínio, residência ou empresa.

Estudo de Caso

Fitwalk

Estudo de caso

BERTOLINO 2004

© 2016 by Clube da Corrida       >>>>   Siga:

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon