Estratégias Para Não Desistir de Correr

por Cláudio Bertolino

Começar a prática da corrida é uma coisa, a aderência é relativamente fácil:- basta um impulso de olho nos múltiplos benefícios que ela proporciona, um convite na hora certa ou até a curiosidade de saber por que milhões de pessoas participam desse movimento;    mas a permanência na prática é outra bem diferente... , e não por acaso as pesquisas mostram que com menos de 12 meses de participação corresponde o grupo mais numeroso em relação aos corredores com mais tempo na atividade, ou seja, muitos desistirão.

 

Ainda que a saúde e a qualidade de vida sejam apontadas como os principais objetivos para os indivíduos praticarem a corrida, sendo esses aspectos fundamentais e com manutenção sem data de vencimento, muitos sucumbem até o segundo mês de prática.

 

Mais de um terço dos indivíduos que iniciam na corrida são motivados pela estética, mais precisamente o emagrecimento, só que este é dos últimos e mais difíceis fenômenos dentre os vários promovidos por ela, apesar de ser uma das atividades físicas mais eficazes pra esse fim. Enquanto se pode facilmente enxergar que, com várias sessões de treinos não se modificou um só furo no cinto, ainda que se possa sentir alguns dos outros efeitos positivos e bem mais importantes, da extensa gama deles já na segunda semana de treinos, isso é insuficiente para manter o indivíduo imediatista ou afoito, fisicamente ativo, então ele desiste porque o que mais o interessa, na sua concepção demora, e o mais importante é invisível aos olhos.  

Entender as dificuldades do iniciante e propor estratégias pode ser um bom começo para a persistência.

A adoção de estratégias pode fazer a diferença entre a frustração de mais um desistente e a vitória daquele que soube dar chances a si mesmo encarando e assumindo o processo como ele é (alias, assumir o processo é a primeira grande estratégia): relativamente vagaroso e requerente de disciplina. Superadas as dificuldades iniciais, o novo corredor perceberá que nem tudo é desconforto, e conhecerá um vício do bem.

Obtenha Orientação

Investir numa orientação qualificada de maneira permanente, tem um ótimo custo-benefício. O trabalho de um profissional capacitado e experiente aumentará seu compromisso com a atividade, otimizará seu tempo pela eficácia, trará segurança e os resultados esperados no processo de treinos. Praticamente 50% dos corredores amadores estão sob orientação, e assim, grande parte desses adeptos da corrida procuram solucionar a questão da performance, sendo que 100% deles ficam mais motivados.

Arrume Companhia

Se o seu perfil é de alguém que não admite desenvolver uma atividade assim, sozinho, você pode tentar convencer pessoas próximas a correr contigo, ou se engajar num grupo já existente, pois, ainda que não haja alguém no mesmo nível de condicionamento para correr junto o tempo todo, o fato de ter algumas pessoas com horário e objetivos parecidos facilita bastante.

Estabeleça uma Rotina

Determine, segundo sua agenda da semana, os dias e horários dos treinos, tentando sempre mantê-los reservados aos treinos, e coloque a sua corrida na “ordem do dia”, como aquilo que deverá cumprir, diferentemente do “se der eu vou”. Nos dias em que tiver programado correr, será bom pensar nisso como uma tarefa com tanto valor quanto uma das principais refeições, ou quanto o esperado descanso ao final da jornada.

Crie Metas

Metas são tão importantes que, no alto nível habitam o campo dos sonhos. Você também poderá ter os seus, elegendo várias metas, como garantir o bem estar, melhorar a estética corporal, manter os indicadores da saúde, estabelecer auto desafios, etc...Um pequeno conjunto de metas exequíveis, e seu treinador poderá te ajudar muito na escolha delas, certamente te ajudarão na motivação tanto para iniciar quanto de permanecer praticando a corrida.

Comemore as Conquistas e Resultados

A prática da corrida é mediante um processo rotineiro de esforço físico e de longa duração, onde os objetivos são escaláveis, as vezes demorados e quase todos difíceis. Quem consegue correr regularmente, já é diferenciado, está mesmo de Parabéns!!...e quem atinge objetivos, pode muito bem comemorá-los à sua maneira. 

Registre os Treinos

O registro dos treinos e observações a cerca deles é um importante documento no campo da motivação e em outros também. Ali você terá um poderoso histórico de sua evolução, explicações de causa e efeito para quase todas as adversidades ou sucessos no decorrer do processo, das intercorrências, etc...Um bom “diário dos treinos” contém tanta informação que equivale a um livro; o seu livro.  

Compartilhe Alguns Treinos

Não precisa se tornar “atleta de redes sociais”, ou vai nessa se quiser...mas alguns treinos serão tão desafiadores e te trarão tanta força e satisfação mental que realmente serão dignos de compartilhar uma foto ou um relato dele com quem se importará com isso, então mostre que o fruto do teu esforço te fez bem, sem gastar nada, a não ser as indesejadas calorias excedentes, com muito orgulho.   

Participe dos Eventos

Uma das melhores estratégias para manter-se engajado num programa de treinamento de corrida é participando das corridas rústicas. Dessa maneira são criados parâmetros palpáveis de evolução, etapas consecutivas e ininterruptas de preparação, adoção de desafios e auto desafios e o prazer de participar do evento, ou seja, uma ação com vários fatores conspirando a favor da sua permanência na rotina dos treinos.  

Informe-se Sobre o Assunto

Atualmente são muitas revistas, sites e outros canais especializados de informações sobre muitos assuntos relacionados à corrida (abaixo, alguns deles). A noção básica ainda que sobre poucos assuntos, te colocará em vantagem sobre as escolhas a fazer, para que não perca tempo e dinheiro, e para que obtenha o esperado.

Veja Como a Elite Faz

Os atletas de elite estão em performance bem distantes dos amadores, mas guardadas as proporções balizadas pela genética, o que se aplica ao primeiro grupo se aplica ao segundo também. Materiais e meios para se atender ao campeão podem ser os mesmos para desenvolver o participante; conhecer a história de disciplina, desafios, perseverança e resiliência dos protagonistas, e assistir alguns vídeos de competições emocionantes ou memoráveis, podem ser uma ótima maneira de aprender e ampliar a motivação.

Sites

Webrun

Ativo.com

Corrida no Ar

Sua Corrida

Runners World

Revistas

Runners World

O2

Contra Relógio

Fonte:

João Gabriel Milano Peixoto Queiroz e outros

http://www.efdeportes.com/efd188/perfil-dos-praticantes-de-corrida-de-rua.htm

© 2016 by Clube da Corrida       >>>>   Siga:

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon